Facebook pode cair

Juiz manda bloquear Facebook no Brasil por 24 horas

O Facebook se recusou a tirar do ar um perfil falso.

Imirante.com*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
O Facebook poderá ser retirado do ar caso não cumpra as determinações judiciais.
O Facebook poderá ser retirado do ar caso não cumpra as determinações judiciais. (Foto: Reprodução Internet)

SANTA CATARINA - A gigante Facebook poderá cair, no Brasil, caso não cumpra determinações judiciais. O juiz Renato Roberge determinou que a rede social saia do ar, caso não entregue o endereço IP do administrador do perfil "Hugo Caduco" e retire do ar uma página de entretenimento que divulga conteúdos sobre o candidato à prefeitura da cidade, Udo Döhler (PMDB).

A rede social pode sair do ar por até 24 horas.

"Não há dúvida alguma de que o perfil tratado nestes autos está à margem da legislação eleitoral vigente, pois claramente criado para o fim de infirmar o candidato representante", disse o juiz na sentença. A ordem foi encaminhada para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que ela obrigue as operadoras brasileiras a impedir acesso ao Facebook.

A assessoria da empresa disse que a decisão "já foi cumprida" e o tal perfil foi retirado do ar. A rede social, porém, não disse se forneceu ou não o IP do administrador como exigia a sentença original. "Por hora", alegou um porta-voz, "o Facebook não vai sair do ar".

Também entramos em contato com a assessoria de imprensa da Anatel, que disse ainda estar apurando a informação e não quis se posicionar. Contudo, um porta-voz afirmou que a agência "não costuma comentar ordem judicial", dando a entender que, se a ordem de bloqueio foi recebida, será obedecida.

*Com informações do site Olhar Digital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.