Economia

Adasa anuncia tarifa de contingência; conta de água pode aumentar até 40%

O valor varia de acordo com a categoria e a faixa de consumo.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A proposta é um incentivo para a economia de água.
A proposta é um incentivo para a economia de água. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASÍLIA - A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) anunciou, nesta quarta-feira (28), a implantação da tarifa de contingência, que poderá aumentar em até 40% a conta de água. O valor varia de acordo com a categoria e a faixa de consumo. A resolução será discutida em audiência pública segunda-feira (3), às 9h, no auditório da Adasa, em Brasília.

A proposta é um incentivo para a economia de água. Se o consumo diminuir, o valor da conta será reduzido e terá a aplicação do bônus que é concedido desde 2009. Segundo o presidente da Adasa, Paulo Salles, racionar é importante porque as chuvas não foram suficientes. “É imprescindível que continuemos com a redução, ainda não estamos em situação confortável”, disse.

Atualmente, os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria operam com o limite de 34,7% e 48%, respectivamente. Caso qualquer um deles atinja o limite de 25%, a taxa entrará em vigor. Com a taxa, é prevista uma economia de 1,5 milhão de milímetros cúbicos por mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.