saúde

Governo abre consulta sobre remédios para transplantados

Processo pretende modernizar protocolos de tratamentos e procedimentos do SUS.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Consultas ficarão disponíveis por 20 dias para manifestação da sociedade civil e especialistas.
Consultas ficarão disponíveis por 20 dias para manifestação da sociedade civil e especialistas. (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde abriu, nesta semana, consulta pública para elaborar Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) voltados para medicamentos que ajudam a inibir rejeições para os transplantes cardíaco e pulmonar. Ao todo, são oito consultas públicas: quatro referentes a PCDTs e quatro de avaliações de tecnologias.

Desde que assumiu a pasta, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou como uma das prioridades a ampliação e atualização de doze Protocolos Clínicos. Dez já estão disponíveis para contribuição da sociedade civil, e a expectativa é que outros dois entrem em consulta pública em outubro.

O objetivo dos Protocolos Clínicos é modernizar os tratamentos e procedimentos utilizados pelo SUS, com a incorporação de novas tecnologias, medicamentos e condutas médicas. Dessa forma, é possível estabelecer critérios de diagnóstico e tratamento de cada doença, assim como as doses e medicamentos adequados para cada caso, além de monitoramento clínico voltado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde envolvidos no tratamento e reabilitação dos pacientes.

Sugestões

Além dos medicamentos para inibição de rejeição em transplantes cardíaco e pulmonar, a população pode contribuir também com sugestões para tratamento contra hepatite B, anemia para doenças renais crônicas, doença falciforme, um tipo de aneurisma, puberdade precoce central, além de procedimentos específicos para pessoas que passaram por transplante hepático.

“A participação da sociedade é importante para ajudar na qualificação dos atendimentos. O compromisso da minha gestão é dar transparência e efetividade ao que nos propomos a fazer”, afirmou o ministro.

Todas as consultas ficarão disponíveis por 20 dias para manifestação da sociedade civil, especialistas e interessados na página da internet. As sugestões serão analisadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Tecnologias

Qualquer nova tecnologia a ser incorporada ao SUS deve passar análise da Conitec, que leva em conta a existência de evidências científicas de eficácia, acurácia, efetividade, segurança, além de estudos de avaliação econômica da tecnologia proposta, em comparação às demais incorporadas anteriormente, bem como na relevância e no impacto da nova incorporação ao SUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.