Rio 2016

“A população também merece ouro”, diz ministro do esporte sobre a Rio 2016

Leonardo Picciani também ressaltou o fato de que o país disputou 50 finais no Rio.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Segundo Picciani, governo acredita no esporte como poder de transformação .
Segundo Picciani, governo acredita no esporte como poder de transformação . (Foto: Ivo Lima/ME)

RIO DE JANEIRO - O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou, nesse domingo (21), que a Olimpíada Rio 2016 foi um sucesso absoluto do ponto de vista esportivo, da organização e da participação da população.

A avaliação de Picciani foi feita no Rio Média Center (RMC), durante balanço da participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio, considerados por ele a melhor atuação brasileira na história das olimpíadas. E por sua participação, "cordial e amável, a população também merece ouro", disse.

“O Brasil teve sua melhor participação de todos os tempos em uma Olimpíada. Tivemos a maior delegação de todos os tempos, com 465 atletas, contra 259 em Londres e 277 em Pequim, em 2012 e 2008, respectivamente. Agora, neste último dia de competições, podemos dizer que o Brasil teve no Rio seu melhor desempenho numa Olimpíada, que começou pelo número recorde de nossa delegação, além de saírmos do 23º lugar em Pequim para o 13º no Rio”.

Além da evolução registrada pelo País em todos as modalidades, Picciani ressaltou o fato de que o Brasil saiu de um total de 36 finais disputadas em Londres para 50 finais no Rio.

Foram 11 medalhas inéditas, das quais duas coletivas [vela e canoagem, ouro e prata]. O Brasil nunca subiu tantas vezes no alto do pódio como na Rio 2016, com os seis primeiros lugares”, acrescentou, instantes antes do Brasil ganhar a sua sétima medalha de ouro com o vôlei de quadra masculino, que venceu a Itália por três setes a zero.

Picciani informou que o governo brasileiro acreditou e disse acreditar no esporte como poder de transformação de um povo, em particular os jovens, que, a partir de agora, terão muito mais motivação para aderir às competições esportivas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.