Meio Ambiente

Brasil encabeça campanha para criação do Santuário de Baleias

Iniciativa para salvar baleias tem a intenção de captar votos de países ainda indecisos.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
A versão atualizada da proposta de criação do Santuário será reapresentada pelo Brasil e pelos países parceiros na próxima reunião da CIB.
A versão atualizada da proposta de criação do Santuário será reapresentada pelo Brasil e pelos países parceiros na próxima reunião da CIB. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASIL - Brasil, África do Sul, Argentina, Gabão e Uruguai lançaram, na noite dessa quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, uma campanha pela criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul. A proposta quer sensibilizar a comunidade internacional para aprovar uma área de conservação dos animis que habitam o oceano Atlântico.

O engajamento da sociedade ocorrerá por meio das redes sociais, com a hashtag #SantuarioEuApoio e de um grande abaixo-assinado. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou que a campanha tem a intenção de captar votos de países ainda indecisos em relação à criação do Santuário, que será decidida pela comunidade internacional em outubro.

“Temos vários aliados e queremos que a sensibilidade em todo o mundo defenda as baleias”, declarou o ministro.

Valor Associado

Os países parceiros enfatizaram a importância dos mamíferos marinhos para o equilíbrio ambiental. “Esses animais têm um valor associado e significam muito mais para a sociedade estando vivos do que mortos”, destacou o comissário do Uruguai junto à Comissão Internacional Baleeira (CIB), Carlos Alberto Brianza. “A aplicação efetiva do Santuário consiste no que as baleias podem contribuir em termo de ciência”, afirmou o comissário do Gabão junto à CIB, Jaques Mikel.

A proposta do Santuário é estimular a pesquisa não-letal e não-extrativa coordenada no Atlântico Sul. Entre os objetivos, estão o desenvolvimento do uso econômico sustentável pelas comunidades costeiras na região e a integração dos esforços de gestão e estratégias de conservação em uma estrutura cooperativa. “O turismo de observação também é um grande atrativo”, citou o comissário da Argentina junto à CIB, Juan Pablo Paniego.

A versão atualizada da proposta de criação do Santuário será reapresentada pelo Brasil e pelos países parceiros na próxima reunião da CIB, que ocorrerá entre 20 e 28 de outubro, em Portoroz, na Eslovênia.

No documento, foi incluído o Plano de Manejo do Santuário, conforme as recomendações do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira, referendado em junho deste ano no último encontro do comitê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.