Retrospectiva 2016

Chuvas, impeachment e corrida eleitoral marcam o mês de abril

O mês de abril foi cheio de grandes acontecimentos por todo o mundo.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27

SÃO LUÍS - Chuvas no Maranhão. Abertura do processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. Corrida eleitoral nos Estados Unidos. O mês de abril foi intenso e cheio de grandes acontecimentos por todo o mundo. Acompanhe abaixo:

Maranhão

Era abril e as chuvas não davam descanso para os maranhenses. No começo do mês, vários pontos da Região Metropolitana de São Luís ficaram alagados, causando um caos no trânsito - um dos pontos que mais repercutiu foi no Mercado Central. Na Estrada de Ribamar (MA-201), o Rio Paciência não "se segurou" e inundou a avenida principal.

 Chuvas fortes no Maranhão em abril. Foto: Reprodução.
Chuvas fortes no Maranhão em abril. Foto: Reprodução.

Neste mesmo mês, algumas operações chamaram à atenção. Uma delas foi a Operação Hollywood, que averiguou as condições físicas e sanitárias dos cinemas de São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar. Em busca de melhorias, a operação notificou algumas redes. Um dia depois, uma força-tarefa resultou na demolição de quatro bares localizados ao longo da Praia do Olho D'Água - área é considerada de alta criminalidade, com ocorrência de tráfico de drogas e prostituição. Já no fim de abril, pelo menos oito ônibus foram retirados de circulação em ação de fiscalização realizada pelo Procon-MA.

 Força-tarefa no Olho D'Água. Foto: Divulgação.
Força-tarefa no Olho D'Água. Foto: Divulgação.

Na mesma época, foi dada a sentença para Marcos Bruno Silva de Oliveira, por formação de quadrilha e participação no assassinato do jornalista e blogueiro, Décio Sá, no dia 23 de Abril de 2012, no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea. Ele cumprirá 18 anos e três meses em regime fechado.

 Marcos Bruno Silva de Oliveira em sentença. Foto: Divulgação.
Marcos Bruno Silva de Oliveira em sentença. Foto: Divulgação.

Abril registrou, também: graves acidentes de trânsito; fuga de detentos; festa com mais de 200 pessoas presas; e a queda de um avião de pequeno porte em Barreirinhas, deixando quatro pessoas feridas.

Brasil

Um dos fatos mais marcantes do mês de abril - e do ano - foi a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados, aprovado no dia 17. Por 367 votos a favor, 137 contra e sete abstenções, os deputados aprovaram o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à admissibilidade da denúncia apresentada à Casa pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Paschoal. A bancada maranhense se fez presente durante o processo - dos 18 deputados do Estado do Maranhão, dez votaram a favor e oito contra a admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

 Abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados.
Abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados.

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o mandado de segurança, protocolado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), para suspender a sessão da Câmara dos Deputados que analisou a abertura do processo de impeachment contra a então presidenta Dilma Rousseff. Também em cena, o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou que o processo fosse fruto de revanchismo político. "Com tantos pedidos de impeachment, como você diria que é uma vingança?", questionou. Dilma Rousseff retrucou e voltou a criticar abertamente Cunha, chamando-o de “pecado original” do processo. A votação teve ampla repercussão em países sul-americanos. “Rotundo voto contra Dilma aproxima [a presidenta] da destituição”, comentou o jornal Clarin.

 Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Outro momento importante no país foi a entrega de duas novas denúncias relativas a desdobramentos da 23ª e 26ª fases da investigação sobre crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Na ocasião, foram denunciados, entre outros, o publicitário João Santana, sua esposa, Monica Moura, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht. O juiz federal Sérgio Moro aceitou as denúncias e esclareceu que há provas das transferências bancárias, mediante documentos e por meio da delação premiada de Maria Lúcia Guimarães Tavares, ex-funcionária da Odebrecht.

 O juiz federal Sérgio Moro.
O juiz federal Sérgio Moro.

Nada de A Regra do Jogo e Velho Chico. A novela que mais chamou a atenção dos internautas em abril foi sobre a restrição do acesso à internet mesmo após o fim da franquia. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, cautelarmente, que operadoras de banda larga fixa deixassem de restringir o acesso à internet - com repercussão, também, no Maranhão.

 Decisões sobre o acesso à internet trouxeram vários debates à tona.
Decisões sobre o acesso à internet trouxeram vários debates à tona.

No Rio de Janeiro, um trecho da ciclovia na Avenida Niemeyer, em São Conrado, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, desabou na manhã do dia 21. Duas pessoas morreram após caírem no mar.

 Duas pessoas morreram após caírem no mar durante desabamento no Rio de Janeiro.
Duas pessoas morreram após caírem no mar durante desabamento no Rio de Janeiro.

Mundo

No mês de abril, o foco do mundo começava a se concentrar nos Estados Unidos, abrindo a corrida eleitoral 2016. Na época, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump ganharam as eleições primárias de seus respectivos partidos, consolidando a liderança na corrida.

 Donald Trump e Hillary Clinton.
Donald Trump e Hillary Clinton.

Dos EUA para o espaço, outro destaque do mês foi o pouso, realizado por cientistas da Space Exploration Technologies Corporation (SpaceX), de um foguete espacial, do modelo Falcon 9, em uma barca no oceano após o lançamento de uma cápsula de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional. Mas quem roubou mesmo a cena foi um dos fenômenos mais conhecidos da humanidade: o cometa Halley, que trouxe uma incrível chuva de meteoros.

 O cometa Halley.
O cometa Halley.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.