Turismo

Nordeste é a região preferida dos viajantes brasileiros

Estudo revela que do total de brasileiros que pretende viajar pelo País nos próximos seis meses, 49,4% escolherão destinos turísticos da Região Nordeste.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução / Internet)


BRASIL - As paisagens naturais do litoral nordestino, formadas por praias de areia branca, falésias multicoloridas e recifes de coral, juntamente com a riqueza cultural, estão entre os principais fatores que motivam 49,4% dos brasileiros na escolha de destinos da Região Nordeste para a próxima viagem.

De acordo com o Boletim de Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo referente ao mês de março, esse índice representa um crescimento de 17,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Segundo o estudo, que identifica a intenção de viagem para os próximos seis meses, os turistas atraídos para o Nordeste também poderão aproveitar de perto alguns dos mais tradicionais festejos juninos do Brasil. O São João é uma das mais importantes festas da região e movimenta de maneira significativa a economia local.

Já o Sudeste brasileiro, que abriga a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, foi a segunda região mais desejada por 25,2% dos potenciais viajantes, seguida pela região Sul, com 13,7% das preferências, Centro-Oeste (8%) e Norte (3,7%). No âmbito nacional, o desejo de viajar pelo próprio País atingiu o maior índice para o mês de março dos últimos seis anos, com a intenção positiva de viagem de 72,9% dos turistas brasileiros.

O conforto e a velocidade da viagem destacam-se entre os fatores que motivaram a escolha do avião como o meio de transporte preferido por 59,8% dos turistas brasileiros para a próxima aventura. Contudo, a possibilidade de criar o próprio roteiro turístico e contemplar a beleza das paisagens brasileiras contribuiu para o crescimento de 32,5% na intenção de viajar utilizando meios de transporte alternativos – motor home, van e motos – nos últimos 12 meses, atingindo o valor de 5,7% em março de 2016.

Em relação aos meios de hospedagem, o estudo revelou que 41,6% dos turistas brasileiros desejam hospedar-se na casa de parentes e amigos durante a próxima viagem. Esse índice representa um crescimento de 19,8% em comparação com o valor registrado em março de 2015. No entanto, os hotéis e pousadas permanecem como as opções favoritas de 49,4% dos viajantes.

Estudo

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.