Impeachment de Dilma Rousseff

Ministro do Supremo nega pedido para suspender votação do impeachment

Petição pedia que processos contra Dilma e Temer fossem analisados ao mesmo tempo.

André Richter / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, há pouco, mandado de segurança protocolado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) para suspender a sessão da Câmara dos Deputados que está analisando a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Na petição, protocolada ontem (16), Lopes alegou que a Casa deveria suspender a sessão para analisar, ao mesmo tempo, o processo contra a presidenta e um contra o vice-presidente Michel Temer, que ainda não foi aberto.

"Descabe a paralisação do processo de impedimento instaurado contra a chefe do Poder Executivo, considerada a denúncia formalizada contra o vice-presidente da República. No caso, há de observar-se a autonomia das apurações e dos atos praticados pelos agentes políticos", decidiu o ministro.

No dia 5 de abril, o ministro determinou que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitasse pedido de abertura de processo de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer.

O pedido foi protocolado pelo advogado Mariel Marley Marra, de Minas Gerais. De acordo com o advogado, há indícios de que Temer cometeu crimes de responsabilidade. O advogado tinha feito o mesmo pedido à Mesa da Câmara dos Deputados, mas a abertura foi rejeitada por Cunha (PMDB-RJ). Na semana passada, sete dos 25 partidos com representação na Câmara indicaram nomes para compor a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment do vice-presidente.

Após a decisão do ministro, a Mesa da Câmara recorreu à Corte e alegou que Temer não pode responder por crime de responsabilidade, porque sempre assumiu a Presidência da República eventualmente, na ausência de Dilma Na semana passada, a Câmara apresentou o primeiro recurso contra a decisão do ministro.

Os advogados da Câmara também argumentam que o vice-presidente não pode ser responsabilizado pelos decretos que assinou sobre abertura de créditos suplementares. Segundo os advogados, Temer apenas deu continuidade às “iniciativas da presidente”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.