Em inglês e espanhol

Curso sobre zika será oferecido em inglês e espanhol a profissionais da saúde

As aulas são gratuitas e estão disponíveis em português desde fevereiro.

Aline Leal / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - A partir de maio, o Ministério da Saúde (MS) vai oferecer versões em inglês e espanhol do curso sobre atendimento a pacientes com vírus zika para profissionais da saúde. As aulas são gratuitas e estão disponíveis em português desde fevereiro.

A medida foi tomada em parceria entre o governo brasileiro e Organização Mundial da Saúde para tornar o material acessível ao maior número de pessoas possível. O curso zika: abordagem clínica na Atenção Básica em inglês e espanhol poderá ser acessado no próprio site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, onde já é disponibilizado em português e tem mais de 27 mil matriculados. O curso também poderá ser acessado por plataformas virtuais da OMS.

As aulas apresentam as condutas preconizadas nos protocolos do Ministério da Saúde relacionadas ao vírus zika. O módulo de formação é destinado, prioritariamente, a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de nível superior da Atenção Básica, no entanto, é aberto para qualquer interessado em conhecer mais sobre a doença. Com 45 horas-aula de duração, o módulo tem um capítulo integralmente dedicado aos cuidados voltados às gestantes com infecção pelo vírus e aos recém-nascidos com microcefalia.

Desde novembro do ano passado o Ministério da Saúde relaciona o aumento inesperado de crianças nascidas com microcefalia à chegada do vírus zika no país, no começo de 2015. Boletim divulgado ontem aponta que 1.113 crianças foram registradas com a malformação desde outubro de 2015. Segundo a pasta, a maior parte desdes casos teve origem na infecção da mãe pelo vírus zika.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.