Segundo estudo

Estudo revela que o vírus da zika, causador da microcefalia, é um mutante

Vírus evoluiu e ganhou capacidade de impactar o desenvolvimento do cérebro.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Estrutura do vírus zika descoberta por cientistas americanos.
Estrutura do vírus zika descoberta por cientistas americanos. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Um vírus mais forte, mais agressivo, mais complexo. Estudos mostram que o vírus da zika evoluiu desde que foi descoberto em Uganda, em 1947. A pesquisa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que ele sofreu mutação e ganhou capacidade de impactar o desenvolvimento do cérebro humano.

Em uma reportagem veiculada pelo Fantástico, da TV Globo, nesse domingo (3), pesquisadores afirmaram que esta evolução é a causa da microcefalia. O zika mutante ataca no momento da embriogênese, processo em que as células-tronco se transformam em várias células do corpo. A infecção impede, então, a formação dos neurônios.

Apesar da descoberta, o estudo, ainda, não identificou quando aconteceu esta mutação. Além disso, cientistas da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, deram mais um importante passo nas investigações. Eles chegaram à estrutura exata do vírus. (Veja na foto).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.