24 de fevereiro

Dia da Conquista do Voto Feminino; saiba mais sobre a data

Há 84 anos, mulheres conquistaram um marco para a história do Brasil.
Imirante.com24/02/2016 às 20h55
Dia da Conquista do Voto Feminino; saiba mais sobre a dataSanção da Lei nº 13.086 instituiu a data. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Você sabia que no dia 24 fevereiro se comemora a Conquista do Voto Feminino? Não? Talvez seja porque a data só foi criada em 2015 e instituída no calendário nacional, pela presidente Dilma Rousseff, em 9 de janeiro do mesmo ano.

Em 24 fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito de votar, por meio de um decreto estabelecido no governo do ex-presidente Getúlio Vargas. Mas esse marco só foi alcançado devido às reivindicações, debates e campanhas feitas pelas próprias mulheres desde antes da Proclamação da República.

Mesmo depois que o Brasil passou a escolher seus governantes pelo voto popular, ainda haviam algumas restrições sobre quem podia participar da votação. Mulheres solteiras e viúvas que possuíam renda própria podiam votar, e as casadas, só se tivessem a permissão dos maridos.

Hoje, exatos 84 anos da conquista desse direito, é dia de enaltecer a vitória de todas as cidadãs que lutaram para fazer disso um momento histórico ao nosso país, e lembrar que ainda há muito o que ser conquistado pela participação feminina nas urnas e na política. Feliz Dia da Conquista do Voto Feminino!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.