Educação

Fies: vagas em áreas prioritárias são as mais ofertadas

Os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde foram os mais procurados.

Imirante, com informações do MEC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
O ministro Aloizio Mercadante participou de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26).
O ministro Aloizio Mercadante participou de uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26). (Valter Campanato / Agência Brasil)

BRASÍLIA - Neste semestre, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece 250.279 bolsas em 1.337 instituições. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (26), a prioridade das vagas foi para cursos essenciais para o desenvolvimento do país.

Os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde foram os mais procurados. “Houve um aumento significativo na área de medicina depois do Mais Médicos. A saúde está muito bem contemplada”, afirmou Mercadante. Além das áreas prioritárias, o Fies valorizou os cursos com melhores índices de qualidade (com conceitos 4 e 5). “As instituições tiveram que aumentar fortemente a oferta de vagas dos melhores cursos, nota cinco e nota quatro. Acho que nós fizemos uma mudança pra melhor, ajustamos a política pública”, explicou o ministro.

Podem se inscrever para o processo seletivo do Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do exame. Outra exigência é possuir uma renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.

O estudante poderá se inscrever para um único curso e turno dentre as vagas ofertadas no processo seletivo – mas, durante o período de inscrição, é possível alterar a opção de vaga, bem como efetuar o cancelamento.

As inscrições para o Fies já podem ser realizadas pela página do programa na internet. O prazo termina nesta sexta-feira (29) e o resultado da pré-seleção na chamada única, assim como a lista de espera, serão divulgados no dia 1º de fevereiro. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet. Para quem já tem o Fies, todos os candidatos terão o aditamento, que começa em 8 de fevereiro, garantido.

ProUni

Além do Fies, Aloizio Mercadante também tratou do Programa Universidade para Todos, que teve o seu balanço final divulgado. A disputa por uma bolsa teve 15,3 candidatos por vaga na edição deste primeiro semestre, superando os números do ano anterior (13,8 candidatos). O total foi de 1.599.808 inscritos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.