Saúde

Ministro da Saúde inicia caravana contra o Aedes aegypti

As cidades de Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará, foram as primeiras a receber a mobilização.

Edwirges Nogueira / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Ariel Gomes / Governo do Ceará)

JUAZEIRO DO NORTE - O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitou hoje (22) as cidades do Crato e de Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, com a caravana de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Ceará é o primeiro estado a receber a mobilização.

O objetivo da ação contra o Aedes aegypti nos estados é reforçar as atividades de assistência à saúde e de combate aos criadouros do mosquito. O Nordeste é a região onde há maior incidência de dengue e microcefalia, doença relacionada ao vírus Zika, que provoca o desenvolvimento inadequado do cérebro de bebês.

Junto com o governador Camilo Santana, prefeitos e secretários de municípios cearenses, Castro apresentou detalhes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.

“O combate ao mosquito da dengue é a única arma que temos no momento. Toda a nossa ação, de casa em casa, em todos os lares brasileiros, é para não deixar o mosquito nascer, e faremos isso ao destruir seus criadouros”, disse o ministro, durante evento no Centro de Convenções do Cariri, no Crato.

Em Juazeiro do Norte, Marcelo Castro acompanhou agentes de endemias do estado na visita a residências. A ação faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado pelo governo do Ceará em dezembro. Há 18 mil agentes de endemias visitando as casas e militares do Exército atuam instalando telas protetoras nas caixas d'água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.