Você Não Vê Mas Existe

Você Não Vê Mas Existe é tema de campanha contra o trabalho infantil

Justiça chama atenção para o índice de 3 milhões e 300 mil crianças e jovens no trabalho infantil.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
( Foto: Reprodução / Internet)

BRASÍLIA - "Você Não Vê Mas Existe" é o tema de campanha do Tribunal Superior do Trabalho (TST), contra o trabalho infantil. A ministra Delair Arantes, do TST, trouxe dados alarmantes sobre os acidentes de trabalho envolvendo crianças levantados pela campanha em cinco anos.

A Justiça do Trabalho chama atenção para o índice de 3 milhões e 300 mil crianças e jovens no trabalho infantil. Segundo a ministra Delair de Arantes, foram 12 mil acidentes com 100 mortes de crianças, representando o dobro do número de acidentes de trabalho com adultos. Dados da campanha também revelam que as principais formas de trabalho infantil são o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de drogas e trabalhos que oferecem riscos à saúde, como lixões, pedreiras, carvoarias e indústria do tabaco. Por causa desta gravidade, o TST ficou motivado a fazer esta campanha e priorizar a comissão de erradicação do trabalho infantil.

No contexto mundial, há um número de 168 milhões de crianças com idade entre 5 e 7 anos, exploradas no trabalho infantil, sem ir para a escola ou que entram para a escola e saem, por causa do trabalho, fora as que e permanecem na escola, mas em um rendimento escolar muito baixo, informa Delair de Arantes.

Para a ministra, é necessário desconstruir o mito de que é melhor a criança trabalhando do que roubando, e a sociedade precisa tomar consciência de que as causas são outras e os efeitos são maléficos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.