Realidade virtual

Tecnologia maranhense prevê como será "jornalismo do futuro"

<i>Jumper</i> quer "colocar as pessoas como produtoras de conteúdo, em imersão".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

SÃO LUÍS - Sabe quando você acorda querendo ir para outra dimensão? Um projeto denominado Jumper, que está em desenvolvimento no LabCom da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promete levar o usuário para outra realidade. Mas calma, porque é só um experimento. O Jumper leva o usuário para outra realidade, mas só por um momento, nada de viver em outra dimensão. Isso é só coisa de filme, por enquanto.

Segundo o Márcio Carneiro dos Santos, professor de jornalismo em redes digitais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM), a ideia do Jumper é "colocar as pessoas como produtoras de conteúdo jornalístico, em imersão, a partir de onde elas estejam".

Colocando um óculos especial, a pessoa que experimentar o Jumper passará a interagir com um ambiente em realidade virtual. Os cenários que o Imirante.com experimentou eram de um casarão antigo e de uma nave espacial viajando pelo universo, mas o coordenador do projeto garante que novos cenários (voltados para conteúdos jornalísticos) serão desenvolvidos ao longo de 2016 e dos próximos anos.

Mesmo depois de pronto, o projeto não deve ser comercializado, já que a proposta do Jumper, de acordo com Márcio, é apenas responder "como as empresas de mídia do futuro irão se virar para oferecer material informativo?".

Entenda melhor essa tecnologia desenvolvida no Maranhão assistida no vídeo abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.