Tranquilidade

Risco de déficit de energia no país é zero pelo quarto mês seguido

Tendência já vinha sendo percebida pelo comitê desde agosto deste ano.

Pedro Peduzzi / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Reprodução)

BRASÍLIA - O risco de déficit de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) é zero em 2015, informou, nesta quarta-feira (4), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. A tendência já vinha sendo percebida pelo comitê desde agosto deste ano, quando foi autorizado o desligamento de 21 termelétricas.

Segundo a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, de um total dos 6.410 megawatts (MW) de capacidade de geração previstos, 4.436 MW entraram em operação em 2015. Deste total, 303 MW foram agregados ao sistema desde a última reunião do comitê, no início de outubro.

De acordo com o comitê, no mês de outubro predominaram chuvas acima da média nas bacias do subsistema Sul e na bacia do rio Paranapanema. As outras bacias do subsistema Sudeste e as bacias do subsistema Nordeste apresentaram chuvas abaixo dos valores médios históricos. Consequentemente, as afluências verificadas foram 93%, 29%, 231% e 59% da média histórica das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Norte, respectivamente.

Além do MME e do Operador Nacional do Sistema, o comitê é formado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.