Educação

Avaliação sobre alfabetização em escolas públicas preocupa MEC

Muitos alunos terminam o 3º ano do fundamental sem saber o básico de matemática e português.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - 22,2% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental não conseguem ler frases completas. Conseguem, apenas, ler palavras isoladas, segundo dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (17). Crianças que estão nesta fase escolar já deveriam ter terminado o ciclo de alfabetização nas escolas.

De acordo com o levantamento, o máximo que 56% dos alunos conseguem fazer é localizar uma informação explícita em textos mais compridos se ela estiver na primeira linha. A maioria só consegue compreender as informações em textos curtos.

De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, 22% das crianças estão na no nível 1 na escala de leitura, o que é considerado inadequado. Na escrita, 34,46% das crianças estão entre os níveis 1 e 3, o que demonstra que elas ainda não aprenderam o que era esperado. Na matemática, 57% das crianças estão entre os níveis 1 e 2, que são considerados níveis insuficientes de aprendizado.

Para fazer o levantamento, o MEC mede o conhecimento destes estudantes em três áreas: leitura, escrita e matemática. A ANA começou a ser realizada em 2013. A edição de 2015 foi cancelada, porque, segundo o ministro, o fato dos dados da pesquisa estarem sendo divulgados agora atrasaria os procedimentos desse ano e "a avaliação de 2015 seria feita sem a divulgação de 2014, então não daria tempo para formular as políticas públicas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.