Odontologia

Coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde está em São Luís

Ele veio para abrir um evento sobre Odontologia coordenado pelo Instituto Florence de Ensino Superior.

Informe Publicitário

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O professor Doutor Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), desembarcou nesta madrugada em São Luís. Ele veio para abrir, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão, evento sobre Odontologia coordenado pelo Instituto Florence de Ensino Superior. Ele discorrerá sobre os desafios da saúde bucal no Brasil.

O Brasil é o país que mais tem dentistas no mundo (260 mil), mas, segundo pesquisa do IBGE, 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente. A recomendação dos dentistas é de que as consultas sejam semestrais. O Brasil tem 11% de sua população sem nenhum dente, o que corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas. Entre as mulheres, essa porcentagem sobe para 13,3% e, entre os homens, cai para 8,4%.

Das pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes. E 22,8% dos brasileiros sem nenhuma instrução ou sem ensino fundamental concluído estão completamente desdentados. Além disso, 23% dos brasileiros perderam 13 dentes ou mais, e 33% usam algum tipo de prótese dentária..

A quarta edição da Jornada Odontológica reunirá estudantes, profissionais e docentes da área da Odontologia que buscam aprimorar a formação, atualizar conhecimentos e debater os grandes desafios que vivenciam na prática profissional. Haverá palestras, minicursos e mesas redondas com renomados palestrantes.

Mais

A Odontologia do Trabalho também será destaque na jornada, com a participação da Profa. Mestre Sueli Costa e o professor Dr. Antônio Duarte Júnior, que abordarão a Cirurgia Ortognática Reconstrutiva, um tratamento indicado para pessoas com deformidades envolvendo os ossos da face e dentes.

A jornada contará ainda com a participação do Prof. Dr. José Sabino Júnior, que falará sobre o Câncer Bucal, um das doenças que mais tem afetado os brasileirosSegundo estimativas do Instituto do Câncer (RJ), em 2014 a previsão já era de 11.280 casos novos em homens e 4.010 em mulheres.

Para fechar os debates, a jornada receberá a Profa. Dra. Ingrid Araújo Oliveira Souza, que discorrerá sobre o tema “Tratamento Cirúrgico de Patologias Infantis”. Para o público que desejar aprimorar técnicas, a jornada oferecerá minicursos de Dentística, Periodontia, Anatomia Dental e Toxina Botulínica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.