Mercado de trabalho

Ministério do Trabalho lança em Brasília programa para jovem aprendiz

O objetivo é oferecer uma formação mais ampla aos jovens, de forma a aumentar suas possibilidades de inserção no mercado do trabalho.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

BRASÍLIA - Um novo programa de qualificação profissional – o Arco Ocupacional do Desporto – foi lançado hoje (10), em Brasília, pelo Ministério do Trabalho, como parte do Projeto Jovem Aprendiz. O objetivo é oferecer uma formação mais ampla aos jovens, de forma a aumentar suas possibilidades de inserção no mercado do trabalho.

Já disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Arco permite que estabelecimentos esportivos e clubes contratem aprendizes em setores diretamente ligados à prática esportiva e organização de eventos, e não somente em funções da área administrativa.

“Quem for contratado, terá direito a carteira assinada, aos benefícios trabalhistas e previdenciários. Os jovens terão tempo para estudar e trabalhar. As pesquisas mostram que 68% daqueles que ingressam no mercado de trabalho, continuam no mercado e 62% permanecem no primeiro emprego”, disse o ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao lançar o programa.

O Arco Ocupacional do Desporto possibilita aos jovens principiantes no trabalho participar de aulas teóricas e práticas, cujos conteúdos foram desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo o ministro, o próximo arco temático dos jovens aprendizes será o da cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.