Saúde

Vacinação contra HPV terá nova etapa no segundo semestre deste ano

A meta é alcançar cobertura maior ou igual a 95% em todos os estados.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde (MS) continua, em 2015, o incentivo à vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV), doença sexualmente transmissível (DST). A vacina contra o HPV está disponível, durante todo o ano, nos postos de saúde municipais. Em agosto, será feito mais um incentivo à vacinação. O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

O HPV é o nome genérico de um grupo que engloba mais de cem tipos diferentes de vírus. Pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque ocasionam tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer). Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero.

A vacina quadrivalente, é ofertada pelo SUS e confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

A expectativa do MS é vacinar, este ano, 80% do público alvo, ou seja, 4,94 milhões de meninas na faixa etária entre 9 e 11 anos de idade. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer de câncer do colo do útero.

Segundo pesquisa realizada pelo MS, uma das causas da diminuição no percentual de jovens vacinadas na segunda dose da campanha, em todo o país, foi por motivos religiosos. Na opinião de alguns pais, vacinar nessa faixa etária seria como induzir a criança a iniciar a vida sexual mais cedo.

A vacina contra o HPV é feita em três doses e a imunização só é garantida após completar as etapas de vacinação. Após tomar a primeira, a segunda dose é realizada após seis meses e, a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Este ano também serão vacinadas, além das meninas de 9 a 11 anos, 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV, devido à probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.

A partir do dia 15, deste mesmo mês, iniciará também a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ainda a Campanha de Multivacinação, para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. A meta é alcançar cobertura maior ou igual a 95% em todos os estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.