Selo de Avaliação da Conformidade

Em todo o Brasil: começa a Operação Especial Que Beleza

Inmetro fiscaliza produtos elétricos de beleza, como chapinhas e secadores.

Divulgação/Inmetro

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

BRASÍLIA – Começou hoje (25), em todo o Brasil, a “Operação Especial Que Beleza”, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A operação segue até sexta-feira (29). Durante a ação, agentes fiscalizadores dos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgãos delegados do Inmetro) percorrerão, em todos os Estados do Brasil, o comércio varejista e atacadista para checar se nos produtos elétricos destinados para beleza e nas embalagens dos mesmos ostentam o Selo de Avaliação da Conformidade. Serão fiscalizados produtos nacionais e importados, sendo que os plugues de todos esses aparelhos deverão estar dentro do padrão brasileiro, conforme a Norma ABNT NBR 14136:2002.

Neste período serão inspecionados aparelhos elétricos para permanente de cabelo; barbeadores elétricos; chapas térmicas elétricas (alisadoras/chapinha/prancha); depiladores elétricos; ferros elétricos de enrolar cabelo; máquinas elétricas de corte de cabelo; saunas elétricas faciais; secadores elétricos de cabelo e secadores elétricos de mãos/unhas.

A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo.

De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, a presença do Selo de Identificação da Conformidade é a melhor evidência de que o produto foi submetido ao processo de certificação, que inclui a realização de ensaios com foco na proteção da segurança do consumidor . É primordial que a compra destes produtos seja feita somente no mercado formal para evitar produtos falsificados ou de procedência duvidosa.

Os estabelecimentos onde forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar queixas por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.