Desvio de recursos

PF inicia operação contra Oscips suspeitas de desvio de recursos no Paraná

Prefeituras contratavam organizações para atuar em programas na área de saúde.

Alex Rodrigues / Agência Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) iniciou hoje (12), em cinco cidades do Paraná, uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio da atuação ilícita de organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

Segundo as investigações em curso desde 2011, prefeituras contratavam essas organizações com sede em Curitiba especialmente para atuar em programas na área de saúde. Para desviar parte do dinheiro movimentado por meio dos termos de parceria, os investigados apresentavam informações falsas na prestação de contas, simulavam pagamentos a empresas que pertenciam aos dirigentes das próprias Oscips, entre outras condutas suspeitas. A PF afirma ainda ter encontrado indícios de que os processos licitatórios em que as organizações investigadas foram escolhidadas para prestar os serviços também foram fraudados.

A Justiça Federal em Curitiba expediu 14 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva (quando o investigado é conduzido a prestar depoimento e liberado em seguida) e três de prisão temporária. Os mandados estão sendo cumpridos em Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon e Francisco Alves.

Além de 70 policiais federais, seis servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) participam da operação, apelidada de Operação Fidúcia – palavra de origem latina cujo significado é confiar, confiança. Detalhes da investigação serão revelados durante coletiva à imprensa que acontece na manhã de hoje, na sede da Superintendência da PF, em Curitiba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.