Política

Aeroportos vão triplicar a capacidade nos próximos 20 anos, diz Eliseu Padilha

Ele acredita que se repetirá nas próximas duas décadas o ritmo de expansão anual de 10%.

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Eliseu Padilha e o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Garibaldi Alves Filho.
Eliseu Padilha e o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Garibaldi Alves Filho. (Pedro França / Agência Senado)

BRASÍLIA - O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou na manhã desta quarta-feira (6), em reunião conjunta das Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), que os aeroportos brasileiros vão triplicar sua capacidade nos próximos 20 anos.

Ele acredita que se repetirá nas próximas duas décadas o ritmo de expansão anual de 10%, observado entre 2004 e 2014 – ano em que 117 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos do país.

Segundo Eliseu Padilha, também será bastante significativo o crescimento da aviação regional, que ele definiu como “a menina dos olhos da presidenta Dilma Rousseff”. Nesse caso, acrescentou o ministro, a expansão deve ficar em torno de 9% ao ano, possibilitando melhorar a integração nacional e desenvolver polos regionais.

A meta do Programa de Aviação Regional é ampliar de 80 para 270 o total de aeroportos regionais habilitados a receber voos regulares. “Temos um grande mercado em expansão”, ressaltou. Padilha informou que o programa está em fase de conclusão de estudos ambientais e de anteprojetos e em seguida passará por três etapas: a elaboração e publicação de editais de licitação, a execução de obras e a abertura do tráfego aéreo.

Conforme o ministro da Aviação Civil, a expansão do setor tem ocorrido em razão da democratização do transporte aéreo, que nos últimos anos se tornou acessível para milhões de brasileiros. Ele destacou ainda que o crescimento tem sido tanto quantitativo como qualitativo. Como prova disso, citou pesquisa da Secretaria da Aviação Civil segundo a qual 10 dos 15 terminais avaliados receberam dos passageiros notas acima de 4 (numa escala de 1 a 5). Foi a primeira vez que a nota média ultrapassou 4, enfatizou Eliseu Padilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.