Mercado de trabalho

"Ser ótimo no que você faz não é uma garantia de estabilidade profissional", diz especialista

Ele afirma que é preciso encontrar harmonia entre conhecimento e comportamento.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Paulo Erlich é mestre em gestão empresarial, e presta serviços para diversas empresas em todo o Brasil.
Paulo Erlich é mestre em gestão empresarial, e presta serviços para diversas empresas em todo o Brasil. (Foto: Daniel Moraes / Imirante.com)

SÃO LUÍS – Responda rápido: adquirir conhecimentos é uma garantia de estabilidade profissional? Se você for muito bom no que faz dificilmente terá problemas no seu ambiente de trabalho, certo? Para o mestre em gestão empresarial Paulo Erlich, na prática, as coisas não são bem assim.

Segundo o especialista, o comportamento do profissional é tão importante quanto os seus conhecimentos técnicos. “Dentro de uma empresa, você não conquista posições apenas pelo conhecimento que você tem. Mas, também, pela maneira que você se comporta e se relaciona com as pessoas”, afirma Paulo Erlich. “Da mesma forma você pode perder posições, e até ser demitido, não só pela falta de conhecimentos; mas pelo seu relacionamento interno”, completa.

O especialista afirma que o sucesso no trabalho, ou a estabilidade, são consequências de uma harmonia entre os conhecimentos técnicos e as relações pessoais. “As universidades ensinam a parte técnica, mas não ensinam a trabalhar em equipe, com liderança. É por isso que existem grandes técnicos que não crescem dentro das empresas; porque não sabem como se comportar, não sabem se relacionar”, explica. “Às vezes o relacionamento com a pessoa fica tão difícil, que, mesmo ela sendo ótima no que faz, ela acaba sendo excluída. Por isso, é importante encontrar essa harmonia entre conhecimento e comportamento”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.