Justiça

Justiça: empresa aérea deve fornecer passe livre a cadeirante

Decisão é da 11ª câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

Imirante.com, com informações do TJ-RS

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

RIO GRANDE DO SUL - A empresa Azul Linhas Aéreas deve fornecer passagem gratuita a uma advogada cadeirante. A decisão é da 11ª câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

A causídica ajuizou ação na comarca de Pelotas (RS) solicitando o fornecimento pela empresa ré das passagens aéreas, sustentando que, por ser pessoa com deficiência, tem o direito de utilizar os serviços das companhias aéreas de forma gratuita. A sentença foi favorável.

A empresa apelou, alegando que não há regulamentação especifica que obrigue as empresas de transporte aéreo a prestar o serviço de forma gratuita. Afirmou ainda, que o artigo 1º da lei 8.899/94 afirma que o transporte gratuito é destinado a pessoas com deficiência que sejam comprovadamente carentes.

De acordo com o desembargador Luiz Roberto Imperatore de Assis Brasil, relator, a lei 8.899/94, ao regulamentar o sistema de transporte coletivo interestadual concedendo passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, não permite que se infira a exclusão do transporte coletivo viário interestadual.

Sobre o fato de a autora ser advogada e o benefício ser concedido a pessoas comprovadamente carentes, destacou que a autora obteve a concessão do passe livre pelo Ministério dos Transportes (MT), órgão responsável por tais documentos. Se o órgão legalmente responsável avaliou a situação da autora e concedeu o passe livre, a presunção é da legitimidade e legalidade do procedimento, asseverou. Assim, votou por negar o apelo da companhia aérea, concedendo o passe livre à autora da ação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.