Saúde

Cuidados com a saúde devem começar na infância

Os exames clínicos devem começar no primeiro ano de vida.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Reprodução Internet)

Para os adultos, é comum incluir exames periódicos na rotina. Homens e mulheres costumam verificar, periodicamente, níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (diabetes), atividade cardíaca e se preocupar com uma série de outros cuidados relativos à saúde. Mas poucos sabem o que fazer durante a infância. “Nessa idade, as opiniões não são unânimes quanto à realização de exames rotineiros. No entanto, é possível começá-los depois de dois anos”, destaca a pediatra Sônia Linston.

A médica diz que em alguns casos, é preciso começar os exames clínicos a partir do primeiro ano. A lista inclui hemograma, ferro, ferritina e urina tipo I. “A partir dos 5-6 anos, se a criança estiver acima do peso ou houver casos na família de alteração, peço perfil lipídico (colesterol, triglicérides), glicemia e hormônios da tireoide”, reforça.

No caso dos adolescentes, a recomendação é fazer os mesmos exames, uma vez por ano. “Se houver alterações, solicito em prazos mais curtos. Já em algumas circunstâncias, incluo outros como dosagem de vitamina D”, afirma a médica. Quanto às vacinas, elas devem seguir o calendário preconizado pela Secretaria de Saúde do Estado e também adotado pelas clínicas particulares.

“É preciso estar atento aos reforços de vacinas para crianças, a partir dos cinco anos. No caso de adolescentes, a partir dos 11 anos, a dica é incluir a vacina HPV, disponível tanto na rede pública quanto na privada, e do reforço da dupla (DT- difteria e tétano), aos 15 anos”, completa a pediatra.

Em relação à prevenção, a doutora chama atenção para os sinais que o próprio corpo possa emitir. Palidez, queda de cabelos e hematomas pelo corpo sem história podem ser indícios de “alguma anormalidade que pode ir de anemia até alguma coisa mais séria”, alerta Sônia Linston.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.