São Paulo

Após cinco horas preso, Cesare Battisti é solto em São Paulo

Ele havia sido preso na noite de ontem (13) por ordem da juíza federal Adverci Rates.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
Ele havia sido preso na noite de ontem (13) por ordem da juíza federal de Brasília Adverci Rates.
Ele havia sido preso na noite de ontem (13) por ordem da juíza federal de Brasília Adverci Rates. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi solto na madrugada desta sexta-feira (13), o ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios. Ele havia sido preso no fim da tarde dessa quinta-feira (12), em Embu das Artes, em São Paulo, pela Polícia Federal, em cumprimento à determinação da juíza federal de primeira instância em Brasília Adverci Rates Mendes de Abreu, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, que considerou ilegal ato do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que concedeu a Battisti o visto de permanência definitiva no Brasil. No início de março, o italiano teve o visto brasileiro cancelado.

Battisti foi beneficiado por um habeas corpus, assinado pelo desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal (TRF)da 1ª Região. De acordo com o advogado do italiano, Igor Sant'Anna Tamasauskas, o presidente do TRF da 1ª Região compreendeu que a decisão da juíza de primeiro grau estava subvertendo a ordem jurídica, na medida em que ela estava passando por cima da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Presidência da República.

O advogado disse, ainda, que vai à Corregedoria do TRF e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), por considerar que a decisão foi uma violação grave aos deveres do magistrado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.