Ministério de Relações Exteriores

Dilma indica ex-chanceler para embaixada nos Estados Unidos

A mensagem que encaminha o nome de Figueiredo foi publicada hoje (6).

Yara Aquino / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

BRASÍLIA - A presidenta Dilma Rousseff encaminhou, nesta sexta-feira (6), ao Senado Federal, a indicação do ex-ministro de Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado para exercer o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A mensagem que encaminha o nome de Figueiredo foi publicada hoje (6), no Diário Oficial da União.

Figueiredo assumiu o Ministério de Relações Exteriores em agosto de 2013 e deixou a pasta no início deste ano. Ao fazer a reforma ministerial no final do primeiro mandato, a presidenta Dilma Rousseff fez uma troca ao nomear o então embaixador do Brasil nos Estados Unidos Mauro Luiz Iecker Veira para o cargo de ministro de Relações Exteriores e informar que indicaria Figueiredo para a embaixada. Luiz Alberto Figueiredo é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro.

A presidenta, também, indicou os diplomatas Tovar da Silva Nunes para o cargo de embaixador do Brasil na Índia, Antônio Carlos de Salles Menezes, para a embaixada do Brasil no Togo e João Alberto Dourado Quintaes, para a embaixada do Brasil no Mali. Os indicados serão sabatinados no Senado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e, caso sejam aprovados, terão seus nomes analisados pelo plenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.