Educação

Jovens: entenda a importância do estágio para sua carreira

Experiência muito importante para desenvolvimento da carreira de todo profissional.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(google)

SÃO PAULO - Passados os dois primeiros meses do ano de 2015 e a confirmação da crise econômica no país, as empresas, definitivamente, resolveram investir em estagiários. Além de redução de custos internos, essa iniciativa auxilia, principalmente, na formação profissional dos jovens estudantes do país, além de oxigenarem a empresa com novas ideias e soluções que o jovem pode trazer do seu meio acadêmico para o ambiente de trabalho.

O estágio é, sem dúvida, a experiência mais importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. É diferente de um emprego tradicional já que traz para os estudantes o conhecimento, as competências e experiências práticas daquilo que estudam teoricamente na faculdade. Além disso, o estágio possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva alguns fatores de sua profissão que, muitas vezes, são ignorados pelas instituições de ensino ou que só podem ser mais bem compreendidos quando se está no ambiente de trabalho.

Além da possibilidade de confirmar sua escolha profissional, o estágio também pode servir para que o estudante mude de profissão ou entenda melhor todas as áreas em que poderá atuar na carreira. Ele serve como uma confirmação das escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar ainda mais a alcançar os objetivos profissionais.

“O estágio é a principal porta de entrada para o primeiro emprego efetivado. Muitos empregadores oferecem um plano de carreira que dá a oportunidade para que estagiários que obtiverem bons resultados entrem na empresa como empregados efetivos”, afirma Eraldo Vieira, especialista em recrutamento de estagiários.

As empresas reciclam seus conhecimentos pela aquisição de talentos prontos do mercado de trabalho, mas investem também na preparação de talentos para o futuro, desde cedo alinhados com sua missão e seus valores. O verdadeiro encontro de interesses entre as empresas e estagiários se dá nesta troca de oportunidades de formar os potenciais do futuro para os primeiros e de uma fundamental complementação da formação profissional para os últimos.

Mesmo que o estágio não garanta um emprego fixo no futuro, os estudantes devem aproveitar essa chance para aprender com profissionais mais experientes e que estão ao lado para ajudarem a crescer. “Essas pessoas poderão servir como mentores, contatos e referências para o resto da carreira”, explica Eraldo que completa: “mesmo que o estudante não consiga um emprego nessa empresa, ele poderá aproveitar os novos contatos para outras oportunidades de trabalho”.

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional. Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação, possibilita a construção autônoma do conhecimento através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.