Consumo de álcool

Um em cada cinco adolescentes compra álcool por conta própria

Essa prática é crime, o comerciante que for pego vendendo a bebida pode ser punido.

Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Divulgação )

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde alerta que a incidência de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens é uma grande preocupação do Ministério da Saúde. Com o período do Carnaval, os jovens em busca de diversão podem ignorar os malefícios do álcool e beber intensivamente durante os dias de folia. A partir desta iniciação, o adolescente se torna mais vulnerável à repetição deste hábito.

“Crianças e adolescentes não devem em hipótese alguma fazer o uso de álcool. O consumo afeta a maturidade cerebral, o aprendizado, a memória e pode prejudicar seriamente o desenvolvimento dos jovens”, ressalta a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) alertam para a forma como esses jovens têm acesso ao uso das bebidas. Apesar da venda proibida em todo o país para quem tem menos de 18 anos, a pesquisa mostra que um em cada cinco (21,9%) adolescentes consegue comprar álcool por conta própria.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a prática é crime e o comerciante que for pego vendendo a bebida pode ser punido. No entanto, o estudo revela que parte dos adolescentes (10 a 12%) consegue a bebida no ambiente doméstico e na companhia de parentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.