Previdência Social

INSS: veja como verificar se o empregador está depositando suas contribuições

Serviço está disponível pela <i>internet</i>.

Imirante.com, com informações do MPS

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
Trabalhador pode verificar se as contribuições estão sendo feitas corretamente.
Trabalhador pode verificar se as contribuições estão sendo feitas corretamente. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Os segurados da Previdência Social que têm parte da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) feita por um empregador (empresas privadas e patroas – no caso de empregadas domésticas) podem verificar se essas contribuições estão sendo feitas corretamente. Basta consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) no portal da Previdência Social na internet. É necessário informar o NIT/PIS/Pasep e a senha – que, por segurança, somente pode ser retirada numa agência da Previdência Social.

O atendimento para obtenção dessa senha deve ser agendado pelo site www.previdencia.gov.br ou pela Central de Atendimento 135.

Os segurados correntistas do Banco do Brasil podem fazer a verificação nos caixas eletrônicos, pedindo um Extrato de Vínculos e Contribuições (opção 20 – outros extratos), e no portal bb.com.br. Já os clientes da Caixa Econômica Federal podem acessar o extrato por meio do internet banking e fazer a conferência.

Já o recolhimento do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS) deve ser verificado na Caixa Econômica Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.