Dicas de Saúde

Artrose na coluna: descubra como ocorre esse problema na coluna

Também conhecida como artrose, é um distúrbio causado pelo desgaste de uma cartilagem e de um osso adjacente que gera dores incapacitantes.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Reprodução)

Não é só experiência que a passagem dos anos acarreta na vida das pessoas. É muito comum que ao passar pela faixa etária dos 40 anos alguns problemas comecem a se manifestar na coluna em decorrência do desgaste natural da região.

“O desgaste da coluna, quando acompanhado de rigidez e dificuldade de movimentação, podem ser indicativos de que o paciente está com osteoartrite”, explica o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil,

Também conhecida como artrose, é um distúrbio causado pelo desgaste de uma cartilagem e de um osso adjacente que gera dores incapacitantes. “Esse problema é mais comum em pessoas acima de 60 anos. No entanto, as doenças reumáticas podem acontecer em pessoas abaixo dessa idade em decorrência do excesso de sobrecarga nas articulações”, descreve o neurocirurgião.

A artrose vertebral é a forma mais comum de reumatismo. Ela é definida como um estado de progressiva deterioração da articulação vertebral, caracterizando por erosão da cartilagem articular. “O desgaste dos discos entre as vértebras contribui para a neoformação óssea nas bordas articulares (osteófitos), ou seja, osso entre as articulações”, informa Melo.

Classificações da artrose da coluna

Existem dois tipos de classificações da artrose. São elas:

Primária: (idiopática) quando é desconhecida a sua causa.

Secundária: surge em decorrência de outras doenças como o excesso de uso da articulação, deformidade, infecção ou doença de Paget. Contudo, as pessoas mais vulneráveis à artrose da coluna são os trabalhadores do setor rural, condutores de transporte coletivo e operários de fundição.

Cuide-se!

De acordo com o especialista, pelo fato de a artrose atingir frequentemente a coluna vertebral, levando a ossificação das articulações da coluna provoca uma compressão de nervos favorecendo para o surgimento de dores na coluna e nas pernas. “O tratamento dependerá do grau de acometimento da mesma na coluna. Mas, de modo geral, por meio do método clínico associado ao fortalecimento muscular da coluna vertebral se obtém bons resultados”, explica Paulo.

Veja as dicas do Dr. Paulo Porto de Melo para amenizar os sintomas da artrose da coluna:

Evite o uso de cadeiras, colchões e assentos pouco firmes, pois podem piorar a dor;
Repouse depois da atividade que solicite a articulação comprometida;
Adquira uma postura cuidadosa ao sentar, levantar, na hora de pegar objetos e andar para evitar posições forçadas que sobrecarreguem a articulação;
Não realize atividades causadoras de impactos repetitivos;
Opte por calçados confortáveis que forneçam boa base de apoio;
Evite a obesidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.