Dicas de Saúde

Saiba quais são os tipos de doenças que causam infertilidade

Existem doenças que podem comprometer qualquer uma dessas fases.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Reprodução)

A fertilidade envolve três etapas importantes: ovulação, fecundação e implantação do embrião na cavidade uterina. No entanto, existem doenças que podem comprometer qualquer uma dessas fases, dificultando a gravidez. De acordo com o ginecologista Joji Ueno (CRM 48.486), Doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP, é essencial investigar a saúde do casal, pois as causas que provocam infertilidade podem afetar qualquer um dos gêneros.

Segundo o especialista, entre os principais fatores que atrapalham a fertilidade feminina, estão: endometriose, alterações na ovulação, nas trompas ou no útero. Já os homens podem apresentar dificuldades na formação ou transporte dos espermatozoides e na ejaculação. Além disso, outros fatores podem comprometer a fertilidade, como: obesidade, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, depressão, tabagismo e alcoolismo, distúrbios hormonais e disfunções na tireoide.“Tais doenças também precisam ser tratadas e acompanhadas para que a gestação ocorra de forma segura e saudável”, alerta Ueno.

Entre as doenças que afetam o público feminino, a endometriose é uma das mais conhecidas, e se caracterizada pela presença de endométrio (revestimento interno) fora do útero. Quando a gestação não acontece, o endométrio descama e éeliminado por meio da menstruação. “Entretanto, o endométrio pode se desenvolver em regiões como ovários e tubas provocando a infertilidade”, informa o ginecologista. Há ainda doenças que alteram a regularidade menstrual, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, que causa ausência de ovulação. “Essa enfermidade contribui ainda para a formação de ovários em múltiplos microcistos e pode desencadear a infertilidade”, diz o médico.

Outra questão importante refere-se ao funcionamento correto das trompas, afinal qualquer tipo de obstrução ou aderência tende a atrapalhar o encontro entre espermatozoide e óvulo, provocando infertilidade. Além disso, miomas ou pólipos noútero e malformações uterinas também comprometem a fertilidade. “É importante realizar o diagnóstico correto de qual problema está causando a infertilidade. Cada um pode exigir um tratamento diferenciado, com medicamentos ou procedimento cirúrgico. Além disso, a fertilização in vitro (FIV) pode ser excelente alternativa para driblar a infertilidade”, destaca o especialista.

Nos homens, qualquer tipo de alteração no sistema reprodutor que produz ou transporta espermatozoides pode interferir na fertilidade. Neste caso, a redução da quantidade, a movimentação, a forma e a capacidade de fertilização podem ser afetadas por conta da presença de varicocele (varizes nas veias do escroto), infecções, alterações hormonais e obstrução dos ductos de transporte, como a vasectomia. O médico explica que, o espermograma, é o exame mais indicado para avaliar possíveis alterações. “Quadros de disfunções hormonais, varicocele e processos inflamatórios podem ser revertidos com tratamento”, finaliza o especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.