Dicas de Saúde

Você já ouviu falar em hemangioma?

Pode ser tratado com laser associado à medicações via oral.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
( Foto: Reprodução / Internet)

Talvez o nome não seja tão conhecido, porém, consiste naqueles sinais avermelhadas que algumas crianças recém-nascidas apresentam. O hemangioma é caracterizado pelo acúmulo de vasos sanguíneos na superfície da pele. Ou seja, trata-se de tumores benignos de capilares e vasos sanguíneos que aparecem ainda durante a formação do embrião, antes do nascimento.

De acordo com o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o hemangioma pode estar localizado na camada superior da pele, sendo denominado de hemangioma capilar ou em pontos mais profundos da pele, sendo chamado de hemangioma cavernoso. “Ele pode estar situado em órgãos como o fígado, por exemplo”, afirma.

Os tipos mais corriqueiros de hemangioma são: o plano, o angioma rubi, o granuloma piogênico e a mancha vinho do porto. “Dependendo de sua localização, ele pode ele pode causar complicações para o recém-nascido. Por exemplo, se a sua extensão for muito grande e ele se localizar nas pálpebras pode prejudicar a visão causando uma ambliopia”, descreve o médico.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O surgimento de bolinhas vermelhas na pele não deve ser ignorado pelos pais. A recomendação é que os responsáveis pela criança procure ajuda de um especialista. “O diagnóstico pode ser através de exame físico, por meio de uma tomográfica computadorizada ou por ressonância magnética. “O tratamento mais indicado para o hemangioma é realizado com laser associado à medicações de via oral. O laser irá atuar provocando uma diminuição do tamanho, pois a luz do laser causa danos aos vasos que formam o mesmo. A vantagem é que ele não causa danos a pele”, conclui Elwing.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.