Precaução

Vacina contra sarampo pode causar reações em crianças com alergia a lactose

O Ministério da Saúde ressalta que todas as crianças testadas passam bem.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde está orientando às secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem vacinar com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) crianças com histórico de alergia a lactose, com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A informação é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a leite de vaca. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem.

O produtor Serum Institutte of India Ltd. é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e fornece, há muitos anos, vacinas para vários países do mundo, inclusive o Brasil. Como rotina para aumentar a segurança das vacinas utilizadas em nosso país, o Ministério da Saúde também testa cada lote antes do mesmo ser utilizado. Todos os lotes da vacina tríplice viral que estão em uso no país, incluindo os do Serum Institutte, passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde (INCQS), sendo aprovadas para uso. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças já foram vacinadas com essa tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) no país e há garantia da segurança da vacina.

Ao analisar a composição da vacina do produtor Serum, verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Embora não exista na bula nenhuma contraindicação do seu uso em pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca, como medida de precaução, o Ministério da Saúde enviou a todas as secretarias estaduais de saúde informe técnico recomendando que crianças com histórico de alergia ao leite de vaca não sejam vacinadas com a tríplice viral, do produtor Serum Institute of India Ltd. Nestas crianças, a vacinação, deverá ocorrer em uma data posterior.

O Ministério da Saúde está analisando, em conjunto com a Organização Pan-America de Saúde (OPAS/OMS), responsável pela aquisição deste produto, os eventos adversos registrados e sua possível associação com a vacina.

Cabe ressaltar que a vacinação contra o sarampo é muito importante para manter o país livre dessa doença. Apesar de não ter circulação nas Américas, ainda ocorrem surtos de sarampo em todos os outros continentes, o que representa uma permanente ameaça de reintrodução da doença no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.