Tecnologia

Pesquisa mostra falta de profissionais de TI no mercado

No país, há 60 mil vagas, e esse número tende a aumentar nos próximos anos.

Imirante Imperatriz com informações da Agência Rádio

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

BRASIL – Está faltando profissional de Tecnologia da Informação (TI) no mercado brasileiro, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Em números reais, a entidade afirma que o déficit é de mais de 60 mil profissionais de TI, e o problema está na evasão do curso nas instituições de ensino público e privado do país.

Ainda conforme o estudo, apenas 18% dos estudantes que entram para a área de TI se formam, dados que preocupam as empresas do setor.

Especialistas como Andréia Teixeira, consultora de RH, sugerem que uma alternativa a longo prazo para a crise no setor seria a inclusão desse tema em escolas para estudantes do ensino fundamental e médio. As escolas teriam o papel de incentivar e tornar interessante o trabalho com computadores.

O estudo de uma consultoria do setor de TI aponta que o número de vagas abertas na área só tende a aumentar e, em 2022, atinja mais de 408 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.