União civil

Ex-ministro José Dirceu vai se casar com funcionária do Senado

Futura mulher de Dirceu foi nomeada para função no Senado sem fazer concurso público.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – Após deixar a prisão na próxima semana, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pretende se casar com Simone Tristão Pereira, que é funcionária do Senado Federal em cargo comissionado. A informação foi dada por um colunista do Jornal O Globo, Ancelmo Gois. José Dirceu, que já tem uma filha com Simone, quer formalizar a união.

A futura mulher de Dirceu já foi notícia nacional após ter sido nomeada para uma função no Senado em agosto de 2013, sem ter realizado concurso público, no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Segundo o Portal de Transparência do Senado, o salário bruto de Simone é de R$ 13,5 mil, tendo uma renda líquida média de mais de R$ 10 mil.

Ela ocupa o cargo de assistente parlamentar sênior no serviço de formação da comunidade. Simone é ex-recepcionista e já trabalhou na Câmara e no governo de Tocantins.

Condenado do Mensalão

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado no processo do mensalão. No dia 15 de novembro do ano passado, Dirceu foi preso. O réu começou a cumprir pena em regime inicial semiaberto, e obteve autorização para trabalhar no escritório de um amigo advogado, José Gerardo Grossi, onde começou a dar expediente em julho deste ano.

Quase um ano depois, o ex-ministro recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para cumprir em casa o restante da pena de 7 anos e 11 de meses de prisão que lhe foi imposta pelo crime de corrupção ativa.

Dirceu só teria direito a progredir o regime em março de 2015, mas, como trabalhou dentro e fora do presídio teve a remissão de 142 dias de pena.

Na próxima terça-feira, Dirceu deve participar de audiência na Vara de Execuções Penais do Distrito Federal para que sejam definidos os parâmetros para a sua prisão domiciliar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.