Eleições 2014

Brasil Eleitor destaca as funções e desafios de um governador

Reportagem será exibida por 40 emissoras de TV de todo o país.

Imirante com informações do TSE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

BRASÍLIA - O Brasil Eleitor deste domingo (26) preparou uma reportagem especial para mostrar as funções e desafios de um governador durante seu mandato. Os eleitores de treze estados e o Distrito Federal terão que escolher seu governador em segundo turno, que ocorre quando nenhum dos candidatos que disputam o pleito não atinge mais da metade dos votos validos.

Além do Distrito Federal, haverá segundo turno para governador nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.

O governador deve defender os interesses da região, fazer melhorias no Estado, definir aplicação de recursos, além de criar projetos de lei estadual.

Essa edição vai mostrar ainda o que acontece com quem não comparece às urnas no dia da votação. O eleitor que não votou no primeiro turno tem até o dia 4 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz em qualquer cartório eleitoral, mas pode votar normalmente no segundo turno.

Caso não votem e nem justifiquem os eleitores ficam impedidos de inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

“A Palavra É”
No quadro Glossário, a palavra é: “puxador de voto”. O Brasil Eleitor foi à Avenida Rangel Pestana, no bairro do Brás, em São Paulo, para saber se os eleitores conhecem o significado do termo, que se refere aos candidatos que obtêm número significativo de votos e concorrem para ajudar a eleição de candidatos menos votados.

Horários de exibição

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.

Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.