Economia

Atividade econômica tem quinta queda consecutiva

A comparação entre os meses de agosto e julho representou alta de 0,2%.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS – O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) de agosto de 2014, na comparação com agosto do ano passado, registrou recuo de 0,6% na atividade econômica, a quinta queda interanual consecutiva. Na análise com julho de 2014, o índice avançou 0,2% em agosto de 2014, já efetuados os devidos ajustes sazonais. No acumulado dos primeiros oito meses de 2014, a atividade econômica registrou expansão de apenas 0,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho da atividade econômica em agosto é decorrente de um quadro conjuntural adverso que vem prevalecendo já há alguns meses sobre a economia brasileira, caracterizado por: taxas de juros elevadas, inflação escapando do limite superior da meta, reduzido grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores e desaceleração do crescimento econômico mundial.

Pelo lado da oferta agregada, a indústria subindo 1,2% puxou para cima o resultado da atividade econômica em agosto. O mesmo fez o setor de serviços, porém em menor escala, já que seu avanço foi de apenas 0,1%. Na direção contrária, tivemos o recuo de 0,9% na atividade do setor agropecuário.

Do ponto de vista da demanda agregada, os investimentos crescendo 1,8% e as importações (que entram com sinal negativo) recuando 2,7%, exerceram impacto positivo sobre a atividade econômica em agosto. O consumo das famílias manteve-se estagnado na comparação com julho. O consumo do governo recuou 0,2% frente a julho e as exportações caíram 6,8% em agosto/14 perante o mês imediatamente anterior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.