Força Nacional

Governadora do Maranhão recorre à força nacional para conter atentados

Polícia Federal foi acionada e está atuando com o serviço de inteligência.

Imirante.com*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Biné Morais/O Estado)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (22) em meio à onda de insegurança provocada por sucessivos ataques a ônibus e veículos particulares ocorridos nos últimos dias na região metropolitana, a Governadora do Maranhão, Roseana Sarney, pediu ajuda ao Ministério da Justiça para reforçar a presença da Força Nacional de Segurança Pública com o envio de mais tropas a São Luís.

O pedido de mais integrantes da Força Nacional, de acordo com o Ministério da Justiça, foi protocolado na noite de ontem (22) e está sendo analisado pela pasta. Caso a solicitação seja aceita pelo governo federal, outro contingente será designado para o estado, que já conta com o auxílio da Força Nacional de Segurança atuando no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A Polícia Federal foi acionada e está atuando com o serviço de inteligência para auxiliar as autoridades policiais do Estado nas investigações sobre depredações e ameaças contra a população, inclusive vídeos registrados envolvendo presos do Sistema Penitenciário do Maranhão.

Ontem (22), a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que 18 suspeitos de envolvimento nos ataques a ônibus e carros ocorridos em São Luís e em cidades vizinhas foram identificados pela polícia. Desses, 13 adultos foram presos e cinco adolescentes, apreendidos. No sábado, quatro ônibus coletivos e um microônibus foram incendiados em São José de Ribamar, região metropolitana da capital.

No domingo (21), um ônibus particular foi queimado no bairro da Alemanha, localizado na capital. Ontem (22), três coletivos foram incendiado no bairro Outeiro da Cruz, também na capital maranhense, e dois automóveis - em uma concessionária - e seis viaturas na garagem da Secretaria de Segurança Pública foram queimados.

Em nota divulgada ontem, a secretaria informou que continua investigando a autoria dos atentados e que “todas as medidas foram tomadas para garantir a segurança da população”, sem citar, no entanto, quais ações estão sendo adotadas. A suspeita é que a ordem de ataque foi dada a partir do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, maior estabelecimento prisional do Maranhão.

Veja a nota na íntegra

Diante dos últimos acontecimentos na área de Segurança Pública do Maranhão, o governo do Estado solicitou apoio ao Ministério da Justiça. A Polícia Federal foi acionada e está atuando com o serviço de inteligência para auxiliar as autoridades policiais do Estado nas investigações sobre depredações e ameaças contra a população, inclusive vídeos registrados envolvendo presos do Sistema Penitenciário do Maranhão.

Nesta segunda-feira (22), o Governo solicitou também ao Ministério da Justiça a prorrogação da permanência da Força Nacional no Maranhão, para que atue na Região Metropolitana de São Luís.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.