Controle da doença

Ministério da Saúde envia medicamentos a Serra Leoa

No total, 1,2 tonelada de medicamentos vão fortalecer as ações para interromper a transmissão da doença.

Divulgação/Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde enviou, nesta quarta-feira (27), cinco kits com medicamentos e insumos em saúde para Serra Leoa, país situado no oeste da África, acometido pela epidemia de Ebola. No total, 1,2 tonelada de medicamentos vão fortalecer as ações para interromper a transmissão da doença.

A doação é uma resposta do Brasil ao chamamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) por apoio e cooperação internacional. A ajuda do Brasil aos países com transmissão de Ebola começou em junho, com a doação de quatro kits para a Guiné. Também está previsto o envio de mais cinco kits para a Libéria.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, considera que o envio de medicamentos e insumos é fundamental para equipar os profissionais de saúde que estão atuando na região. “Nós estamos seguindo as recomendações da OMS de ajuda para controlar a epidemia de Ebola na África Ocidental”, afirmou Chioro. Os kits contêm 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios, e 18 insumos para primeiros-socorros, como luvas e máscaras. Cada kit é suficiente para atender cerca de 500 pessoas por três meses.

Boatos

O Ministro da Saúde reafirmou que não há caso suspeito ou confirmado de Ebola no Brasil. “As informações que estão circulando na internet não são verdadeiras. Nós estamos combatendo esses boatos por meio das redes sociais do Ministério da Saúde e na nossa página oficial, para que a população tenha acesso a informações transparentes e verdadeiras sobre a doença”, explicou Chioro.

O ministro classificou este tipo de informação como um “desserviço” à sociedade brasileira. Ele destacou que o risco de transmissão da doença no país é considerado baixo. De acordo com os dados oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), os países acometidos pela epidemia de ebola são Guiné, Libéria e Serra Leoa, todos situados na África Ocidental.

Para o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa a transmissão do Ebola para outros continentes é considerada baixa. "Como a doença é transmitida pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, a transmissão para outros continentes é pouco provável”, esclarece o secretário.

O Ministério da Saúde recebe, diariamente, informações da OMS sobre a situação de circulação de vírus no mundo, inclusive o Ebola, além de quaisquer outras situações que possam se caracterizar como emergência de saúde pública. Além disso, a organização não recomenda quaisquer medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados.

Nas últimas semanas foram feitas videoconferências com todas as secretarias estaduais de saúde com objetivo de orientar sobre os procedimentos para um remoto caso de Ebola no país. Além disso, foram enviadas normas técnicas para preparação da rede de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.