Economia

Pedidos de falências crescem em julho, revela indicador

Ao todo, foram 141 requerimentos efetuados no período.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – Em julho, foram realizados 141 pedidos de falência em todo o país, representando uma alta de 23,7% em relação aos 114 requerimentos efetuados em junho. É o que revelam os dados do Indicador de Falências e Recuperações, da consultoria financeira Serasa Experian, divulgados na manhã desta segunda-feira (4). Do total, 64 foram de micro e pequenas empresas, 41 de médias e 36 de grandes. Comparado a julho de 2013, quando o índice registrou 136 pedidos, houve avanço de 3,7%.

De acordo com os economistas da consultoria, o segundo semestre do ano iniciou com elevação dos pedidos de falências em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo as dificuldades impostas pela atual conjuntura econômica adversa – juros altos, estagnação da economia e elevações de custos – sobre a saúde financeira das empresas. Também o acúmulo de feriados e dias paralisados em junho, por conta da primeira fase da Copa do Mundo, deprimiu a base de comparação (junho), ocasionando crescimento mais acelerado dos pedidos de falências em julho na sua comparação mensal.

As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 10,1% em julho de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 62 solicitações realizadas no sétimo mês deste ano, contra 69 em junho. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 33 pedidos, seguidos pelas médias (20), e pelas grandes (9).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.