Dicas de Saúde

Insuficiência venosa crônica: você sabe o que é?

Problema é ocasionado em decorrência de uma falha no funcionamento das válvulas.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
( )

Aderir a hábitos de vida mais saudáveis no dia a dia é uma atitude importante para a prevenção de doenças, além de ajudar a manter a saúde vascular em perfeitas condições, evitando o acometimento de insuficiência venosa crônica.

A insuficiência venosa crônica (IVC), de acordo com o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, é uma anormalidade no funcionamento do sistema venoso provocada quando o sangue não retorna corretamente para o coração. “As artérias são incumbidas pelo transporte de sangue e oxigênio do coração para os demais órgãos do corpo. Quando ocorre uma incapacidade das pernas bombearem sangue de volta para o coração, pode trazer graves danos à saúde”, descreve.

Esse problema é ocasionado em decorrência de uma falha no funcionamento das válvulas que bombeiam o sangue das pernas ao coração. “As válvulas atuam impedindo o refluxo do sangue nas pernas. Para isso, os músculos da panturrilha se contraem impulsionando o sangue para o coração. Quando ocorre uma falha no funcionamento das válvulas ocorre a IVC”, explica Elwing.

O angiologista explica que a trombose venosa profunda (TVP) é um outro fator que obstroe o fluxo do sangue, agravando em lesões permanentes as válvulas venosas e, dessa forma, contribuindo para a elevação da pressão no interior das veias. Conheça alguns fatores que contribuem para a incidência da IVC:

E entre os oito principais fatores de risco para insuficiência venosa destacam-se:

Predisposição genética;

Obesidade;

Gravidez e pós-parto;

Veias varicosas;

Pílulas anticoncepcionais;

Tabagismo;

Trabalhar muito tempo em pé ou sentado;

Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas.

Sintomas

Peso ou dores nas pernas, coceira e formigamento, aumento da dor quando a pessoa fica em pé, alívio da dor quando as pernas são levantadas e inchaço

São alguns dos sintomas apresentados por quem foi acometido pelo IVC. “Além desses, o paciente exibir vermelhidão nas pernas, mudança de cor da pele ao redor dos tornozelos, varizes superficiais, espessamento da pele nas pernas e nos tornozelos e úlceras nas pernas e tornozelos”, diz Ary.

Como prevenir e tratar?

Para prevenir a incidência do problema é importante manter o peso dentro do padrão, evitar o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o sedentarismo. “A predisposição genética contribui para a incidência de insuficiência venosa crônica. Por isso, é importante redobrar os cuidados em casos de antecedentes na família e sempre realizar os exames de rotina”, descreve o angiologista.

O tratamento tem por objetivo evitar a formação de coágulos ou promover sua reabsorção pelo organismo. “É importante buscar orientação de um especialista para que ele indique o medicamentos anticoagulantes e os fibrinolíticos indicados ao seu caso para dissolver os trombos. Em situações mais graves requer intervenção cirúrgica”, orienta o médico.

Além disso, veja outras recomendações

Evite a automedicação em caso de suspeita de ter desenvolvido um trombo;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e de remédios para dormir;

Opte por roupas e calçados folgados e confortáveis;

Não permaneça por longos períodos na mesma posição durante as viagens longas;

Faça exercícios de rotação, flexão e extensão com as pernas e os pés enquanto estiver viajando;

Use meias elásticas;

Beba muito líquido para evitar a desidratação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.