Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do conhecimento é lançada em São Paulo

Maranhão terá a participação de sete estudantes de São Luís e Imperatriz.

Diego Torres / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO PAULO - O Serviço Nacional da Indústria (Senai) lançou na manhã desta quinta-feira (31) a Olimpíada do Conhecimento. O evento foi apresentado pelo apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, em São Paulo (SP). As olimpíadas serão realizadas entre 3 e 6 de setembro em Belo Horizonte (MG) e o Maranhão terá a participação de sete estudantes das unidades do Senai de São Luís e Imperatriz.

A importância da inserção de jovens no mercado de trabalho a partir da educação profissional é o tema central da competição. O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, ressaltou que, os países ricos têm, em comum, o investimento na indústria. Ele lembrou a quantidade de alunos matriculados no Pronatec, programa implementado pelo Governo Federal em parceria com a CNI, com foco na educação profissional e seu ingresso no mercado de trabalho. “Em 2010 eram dois milhões de matriculados, e neste ano, são quatro milhões”.

Sobre a realização das olimpíadas, Andrade enfatizou que o Senai “prepara pessoas comprometidas com o futuro do Brasil” e que a Expominas, local onde será realizada, será a oportunidade de mostrar seus trabalhos.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, destacou que a educação profissional faz com que o aluno entre mais cedo no mercado de trabalho. O salário médio inicial é mais alto e pode receber até R$ 2 mil. A empregabilidade é também um dos pontos mais atrativos que, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria é de 85% maior que o ensino normal.

São esperados 800 jovens de todos os estados na competição do Senai, num espaço estimado em 105 mil metros quadrados e 900 toneladas de equipamentos devem ser instalados nos galpões da Expominas.

Maranhão nas Olimpíadas

O Maranhão concorre nas olimpíadas com sete competidores, são eles: Valdenilcio Nascimento Costa, soldagem; Dailson Aires, aplicação de revestimentos cerâmicos; Jefferson Antônio dos Santos Protazio, construção em alvenaria; Samara Carvalho Campos, marcenaria de móveis; Nadyja Jordana da Silva, administração de sistemas de rede; José Maurício Nunes Santos, tecnologia da informação (Pessoa com deficiência); Katianne Piedade Melo, panificação (Pessoa com deficiência); Thaynara Rosa Pereira Gaspar, cozinha e Karine de Melo Silva, serviço de restaurante.

Inova Senai

A mostra terá 50 projetos de inovação criados por alunos do Senai, nas áreas de eficiência energética, reaproveitamento de resíduos, saúde, melhoria de vida de pessoas com deficiência. As idéias foram selecionadas após a avaliação de 240 projetos e é uma das atividades especiais das olimpíadas do conhecimento. O Maranhão terá outros sete participantes no Inova Brasil.

Brasil Fashion

Grandes nomes brasileiros da moda internacional serão palestrantes em outra atividade do evento, o Brasil Fashion. Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, elem das modelos Carol Trentini e Fernanda Tavares estarão presentes no que promete ser um grande debate da indústria têxtil e do vestuário brasileiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.