Telefonia

Cancelar serviços de telefonia se tornará mais fácil

Novo regulamento da Anatel entra em vigor nesta terça-feira (8).

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
Cancelar serviços de telefonia se tornará mais fácil.
Cancelar serviços de telefonia se tornará mais fácil. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Cancelar serviços de telefonia acaba sendo um tormento para vários usuários. Este "pesadelo", contudo, está com as horas contadas. A partir desta terça-feira (8), entra em vigor o novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que prevê o cancelamento automático de serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem que seja necessário falar com algum atendente.

O cancelamento do serviço será uma das primeiras opções do menu, seja por telefone, seja via web. Pelo telefone, ao entrar em contato com o call center, será oferecido ao cliente a opção de cancelamento no menu principal. Na internet, basta a identificação do usuário para que seja ofertado o cancelamento do serviço.

Ao pedir o cancelamento, entretanto, o cliente será notificado se deve ou não pagar multa ou fatura referente aos dias de serviço prestado pela operadora, que deverá entrar em contato com o usuário em dois dias para tentar convencê-lo a continuar com o serviço.

Além desta opção, o regulamento Anatel prevê outras normas, como o oferecimento de qualquer crédito com validade mínima de 30 dias. Será obrigatório, também, a oferta de crédito com validade de 90 e 180 dias (três e seis meses).

De acordo com o site da Anatel, “as novas obrigações previstas no regulamento variam de acordo com o porte da operadora: as que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores".

Para mais informações, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.