Política

Senado pode votar Estatuto Geral das Guardas Municipais ainda neste mês

Nesta semana, guardas civis fizeram ato público na capital federal.

Imirante.com, com informações da Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
Nesta semana, guardas civis fizeram ato público na capital federal.
Nesta semana, guardas civis fizeram ato público na capital federal. (Biné Morais / O Estado (arquivo))

SÃO LUÍS – Deve ser votado pelo Senado, ainda neste mês, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 39/2014, que cria o "Estatuto Geral das Guardas Municipais". As sessões, garantem a Casa, estão marcadas para os dias 15, 16 e 17 de julho. Nesta semana, guardas civis estiveram no Congresso Nacional, em um ato público na capital federal.

O projeto de lei dá, às Guardas Municipais, poder de polícia, com a responsabilidade de proteger a vida e o patrimônio. De acordo com o texto, a categoria será estruturada em carreira única, com progressão funcional, e os profissionais passarão a ter direito ao porte de arma. A Guarda Municipal também poderá trabalhar na proteção de autoridades e auxiliar na segurança de grandes eventos.

Segundo o projeto, a categoria poderá, ainda, atuar em ações preventivas na segurança escolar, além de contribuir com órgãos de segurança pública em ações conjuntas de pacificação de conflitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.