Economia

Pedidos de falências caem em junho, revela indicador

Dos 114 requerimentos de falência, 61 foram de micro e pequenas empresas.

Imirante.com, com informações da Serasa Experian

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS – De acordo com "Indicador de Falências e Recuperações" da consultoria Serasa Experian, em junho, foram realizados 114 pedidos de falência em todo o país, representando uma queda de 19,1% comparado aos 141 requerimentos efetuados em maio. Na comparação com igual período de 2013, quando o índice registrou 151 pedidos, houve recuo de 24,5%. Dos 114 requerimentos de falência efetuados em junho deste ano, 61 foram de micro e pequenas empresas, 26 de médias e 27 de grandes.

Segundo os economistas da consultoria, a queda nos pedidos de falências em junho segue o mesmo comportamento de redução registrado nos últimos três meses. Diante do menor dinamismo da economia, defendem, as empresas têm procurado ajustar seu planejamento financeiro a fim de evitar insolvências, principalmente com a elevação das taxas de juros e a menor criação de negócios.

As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 11,5% em junho, quando comparadas com o mês anterior. Foram 69 solicitações realizadas no sexto mês deste ano, contra 78 em maio. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 40 pedidos, seguidos pelas médias (21), e pelas grandes empresas (oito).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.