Brasil

Para Mantega, Copa deverá aumentar confiança do consumidor

Daniel Mello / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem (30) que o sucesso do Brasil na Copa do Mundo deve melhorar a confiança do consumidor. “Os analistas achavam que a Copa seria um fracasso e ela está se revelando um sucesso. A população está satisfeita, e isso pode mudar a confiança”, ressaltou após anunciar a manutenção da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

Na avaliação do ministro, já há indícios de que a disposição da população para comprar está melhorando, após quedas consecutivas dos indicadores. “Na questão da confiança, nós tivemos o primeiro índice positivo de confiança do consumidor. Depois de alguns meses com queda na confiança, vemos uma mudança”, destacou.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1% de maio para junho deste ano, passando de 102,8 para 103,8 pontos. O resultado positivo no mês, porém, é insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador, iniciada em novembro do ano passado. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Mantega também acredita que a inflação perderá força nos próximos meses. Como exemplo, o ministro citou a informação de que os 35 itens mais consumidos em supermercados tiveram inflação de apenas 4,23% nos últimos 12 meses. “Isso mostra que a inflação está caindo, e continuará caindo nos próximos meses. Então, essa queda reconstitui o poder aquisitivo da população”, enfatizou.

A partir desse cenário, o ministro prevê um crescimento mais forte do varejo na segunda metade do ano. “Este ano, após a Copa, com a inflação mais baixa e maior confiança, nós poderemos ter um comportamento semelhante ao do ano passado, ou uma expansão um pouco maior do comércio no segundo semestre”, avaliou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.