Brasil

Roubos aumentam 42% na cidade de São Paulo

Daniel Mello / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO PAULO - Os roubos cresceram 41,87% na cidade de São Paulo, segundo balanço divulgado hoje (25) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Foram 14,7 mil ocorrências em maio deste ano, contra 10,3 mil registradas no mesmo mês de 2013. No estado, o aumento foi 33,6%, saindo de 21,2 mil, em maio do ano passado, para 28,3 mil no mesmo período deste ano.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella, o aumento do número de roubos é um fenômeno nacional, não um problema apenas de São Paulo. “Todos os estados estão enfrentando alta de roubos”, ressaltou, ao apresentar as estatísticas de criminalidade. “Apesar das polícias estarem trabalhando e dos indicadores operacionais serem positivos, as polícias não estão conseguindo reduzir este tipo de crime”, acrescentou.

Quase metade dos roubos é feita por assaltantes a pé (46,7%), indicou o perfil do roubo, novo conjunto de dados que começou a ser divulgado hoje pela secretaria. Dos roubos, 24,95% foram praticados por criminosos em veículos. A SSP-SP constatou que em 45,1% dos casos as vítimas foram privadas de documentos e cartões bancários, e em 17,14% perderam aparelhos de telecomunicações, como celulares.

Grella disse que as polícias Civil e Militar estão sendo aparelhadas para combater esses crimes. “Nós estamos trabalhando em medidas estruturantes, reforçando os recursos humanos e trazendo novas tecnologias. Para que tenhamos ferramentas que permitam resultados melhores”, destacou, ao citar os concursos públicos que estão sendo feitos para aumentar o efetivo das duas corporações.

Ele lembrou ainda da implementação, neste ano, do Detecta - “uma rede de videomonitoramento, como temos nas maiores cidades do mundo, que inibe a prática de crimes e ao mesmo tempo permite a prova quando o crime acontece”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.