Política

Congresso cancela sessão para apreciar vetos presidenciais

Após adiar, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) decidiu pelo cancelamento.

Luciano Nascimento / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
(Waldemir Barreto / Agência Senado)

BRASÍLIA - A sessão do Congresso Nacional destinada a apreciar 14 vetos da presidenta Dilma Rousseff, marcada para hoje (10), foi cancelada. Após ser adiada duas vezes ao longo do dia, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou o cancelamento.

Inicialmente, a sessão para a apreciação dos vetos estava marcada para meio-dia, depois foi transferida para as 15h e por fim, cancelada. Não foi definida uma nova data, mas a previsão é que o Congresso se reúna no dia 24 de junho.

Um dos itens a ser analisado é o veto total ao Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamentava a criação de municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito.

Na última quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou outro projeto que também trata das regras para a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. A iniciativa fez parte de um acordo com o Executivo, que vetou o projeto inicial sob o argumento de que ele levaria à criação de quase 300 municípios e causaria danos ao erário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.